sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Concurso literário para universitários

Estão abertas as inscrições para o “Prêmio literário de Logosofia universitários”, promovido pela Fundação Logosófica. Estudantes de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 24 de maio de 2014. A fonte para a produção do texto literário é o livro “Logosofia Ciência e Método”, escrito pelo pensador e criador da ciência logosófica, Carlos Bernardo González Pecotche (1901-1963). O primeiro colocado no concurso será premiado com um Hyundai zero quilômetro, modelo HB 20 - Motor 1.0 - ano 2014; o segundo, com um McBook Air; e o terceiro com uma bicicleta elétrica. Os classificados do quarto ao 10º lugares receberão um Ipad.

O concurso tem como objetivo divulgar a Logosofia junto ao público universitário. A ideia é fazer com que os jovens conheçam a ciência, que tem como base o autoconhecimento para a superação das dificuldades e o aperfeiçoamento das aptidões. A Logosofia defende que o conhecimento das reais possibilidades torna os indivíduos mais aptos a identificar incoerências de posicionamento que dificultam o alcance de metas e possibilita o desenvolvimento nas esferas da vida pessoal, afetiva e profissional. A Fundação Logosófica mantém sedes culturais em sessenta cidades no Brasil.

O livro “Logosofia Ciência e Método” foi escolhido como base para a produção do texto literário pelos candidatos por apresentar de forma didática a concepção logosófica. O candidato deverá enviar uma redação de uma página sobre o que extraiu da leitura do livro para sua vida. O texto será avaliado de acordo com os critérios de criatividade, coerência, objetividade, clareza e adequação ao tema, além do emprego correto da língua portuguesa. A comissão julgadora será integrada por colaboradores voluntários da Fundação Logosófica. A premiação do concurso será no dia 9 de agosto de 2014, no Rio de Janeiro (RJ).

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.premiouniversitarios.logosofia.org.br/ .

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tire suas dúvidas sobre o SiSU


1- O que é lista de espera?
É uma lista onde constam os candidatos que não foram convocados e aguardam ser chamados ou não, para uma vaga na Universidade.

2- O que é lista de espera após cadastro de interesse?
É a lista dos que se cadastraram no site da UEPB, informando que desejam continuar concorrendo as suas vagas remanescentes. O não cadastramento no período estipulado estabelece a desistência da participação do processo.

3- O que é chamada da lista de espera?
É quando o candidato é convocado para realizar a matrícula na 1ª entrada ou a pré-matrícula na 2ª entrada.

4- O que é matrícula?
É a vinculação definitiva do candidato à Universidade, a partir de quando o mesmo passa a ser estudante, encontrando-se, desse modo, apto a assistir aulas no semestre letivo em curso.

5- O que é matrícula prévia?
É o condicionamento oficial de uma vaga no 2º semestre letivo para um candidato, ou seja, a garantia de que o candidato, apresentando-se no tempo determinado, efetivara a matrícula.

6- Quantas chamadas da lista de espera serão feitas?
Serão feitas tantas quantas chamadas forem necessárias para o preenchimento de todas as vagas que ainda não tiverem sido ocupadas, respeitado o limite de 25% de aulas ministradas, conforme Calendário Universitário.

7- O que é 1ª entrada? O que é 2ª entrada?
1ª entrada significa 1º semestre letivo e 2ª entrada significa 2º semestre letivo.

8- Quando as aulas começam?
A data consta no Calendário Universitário, que fica disponível no site da PROEG/UEPB. (http://proreitorias.ascom.uepb.edu.br/prograd/?page_id=18).

9- Onde são feitas as matrículas?
Na coordenação do curso para o qual o candidato foi convocado.

10- Qual é a documentação para fazer a matrícula na 1ª entrada?
Ficha de cadastramento na 1ª entrada; Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar (cópia autenticada); Documento de Identidade (RG) (cópia autenticada) ; Prova de Quitação com o Serviço Militar, no caso de candidatos do sexo masculino (cópia autenticada) ; Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento (cópia autenticada) ; Prova de Quitação com o TRE para maiores de 18 anos; CPF (cópia autenticada) ; Uma foto 3×4 recente.

11- Qual é a documentação necessária para fazer a matrícula prévia na 2ª entrada?
É necessário apenas o Formulário de Cadastro na 2ª entrada.

Câmpus de Guarabira: 44 anos formando cidadãos críticos e profissionais competentes

Por Simone Bezerril (Jornalista)

Nesta quinta-feira (20), o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, comemora 44 anos de existência, com a satisfação de cumprir o dever de abrir suas portas àqueles que diariamente se deslocam ao Centro de Humanidades (CH) com a meta de alcançar seus objetivos e anseios profissionais.

Para uma parte considerável dos estudantes que integram o Centro de Humanidades, fazer parte desta unidade significa ter a oportunidade de trilhar um futuro com mais perspectivas – realidade diferente daquela imposta a muitos pais desses alunos que não tiveram, em muitos casos, a chance de ter uma formação básica completa.

O Câmpus III representa não apenas um centro de ensino superior, mas um polo de formação empenhado na luta pela transformação do meio social onde se encontra inserido. Para isso, o CH investe tanto na oferta de um ensino de qualidade, devolvendo à sociedade profissionais éticos e compromissados com a causa pública, quanto no diálogo constante com a comunidade.

Segundo o diretor do Centro de Humanidades (CH), professor Waldeci Ferreira Chagas, através das ações de 27 projetos de pesquisa e 14 projetos de extensão, o Câmpus III tem mantido uma profícua relação com a sociedade, uma vez que os programas desenvolvidos por professores e estudantes estão voltados para a promoção do desenvolvimento da região no que concerne aos aspectos sociais, culturais, políticos e educacionais.

“A partir de uma perspectiva crítica, o nosso Câmpus vem prestando um relevante serviço na formação de professores no campo das Ciências Humanas e de bacharéis em Direito. Também tem ofertado ao mercado de trabalho profissionais competentes e capazes de agir na realidade, transformando-a, sobretudo, no que diz respeito à garantia dos direitos da pessoa humana, à melhoria da educação e à formação de cidadãos”, relatou o diretor.

Atendendo uma demanda oriunda de Guarabira e de outros 40 municípios do Brejo e Agreste paraibanos, além de quatro cidades do Rio Grande do Norte, o Campus III começou a expandir e dinamizar sua área de atuação a partir de 1987, quando foi integrado à UEPB. Mas sua história detém uma longa trajetória, desde quando inicialmente era denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG).

Com a oferta de seis cursos de graduação e sete de pós-graduação, o Centro de Humanidades dispõe de uma considerável infraestrutura, contando com biblioteca, auditórios e equipados laboratórios de informática. Apresenta, principalmente, um corpo docente respeitado no universo acadêmico e uma equipe técnico-administrativa de elevada capacidade profissional.

CURSOS DE GRADUAÇÃO

·         Direito
·         Filosofia (Parfor)
·         Geografia
·         História
·         Letras (habilitações em Inglês e Português)
·         Pedagogia

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

·         Geografia e Território: Planejamento urbano, rural e ambiental;
·         História Cultural;
·         Literatura Comparada;
·         Linguística;
·         Literatura Comparada;
·         Relações Etnicorracias na Educação Infantil;
·         Mestrado de Letras (PROFLETRAS).

PROJETOS DE EXTENSÃO

·         Brejo Digital;
·         O Xadrez e a Arte da Guerra;
·         Espaço Social: visões e revisões;
·         Espaço Social e Cinema Latino-americano: reflexões sobre culturas políticas e territórios;
·         O Museu vai à Escola: exposição itinerante do Museu de História Natural da UEPB;
·         Preservação de um Patrimônio Histórico: higienização, catalogação e conservação de autos-findos do TRT-13;
·         Oficinas de Higienização: técnicas de conservação de: técnicas de conservação de documentos;
·         A História Vista de Baixo e o Ensino de História;
·         Fontes para Pesquisa Histórica;
·         Cidadania e Direitos na Escola: formando mentalidades, transformando realidades;
·         Uma Proposta Interdisciplinar de Direitos Humanos e Educação: ressocializar e tecer cidadania no presídio regional de Sapé/Paraíba;
·         Prevenção em uso de Drogas e Álcool em Estudantes do Ensino Médio no Município de Guarabira-PB;
·         Processos Formativos em Educação de Jovens, Adultos e Idosos: desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens;
·         In-Lab Phonetics: construções do uso do Praat para ensino e pronúncia em língua inglesa.

PROJETOS DE PESQUISA

·         Bases Fundamentais da Ciência Estratégica do Direito;
·         Problemas Capitais do Direito Penal Econômico Estratégico;
·         Avaliação da aptidão agrícola de solos na microrregião de Guarabira/PB – 2011 2012;
·         A educação nos territórios em disputa por reforma agrária na Paraíba: contribuições para configuração do espaço agrário paraibano;
·         Estudo da Itacoatiara Meia-cana no agreste da Paraíba: a busca de subsídios para reivindicarmos uma sub tradição de Itacoatiara na Paraíba, denominada de INGÁ;
·         Missões Ibéricas Religiosas na Capitania Real da Paraíba;
·         Megafauna Pleistocênica na Paraíba pré-histórica;
·         Histórias de Mulheres Negras Paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania;
·         Nas trilhas da Serra do Espinho, Pilões\ PB - potencial geoambiental como vetor de desenvolvimento sustentável;
·         Geografia cultural: o sagrado e o profano das  tradicionais festas de padroeiros/as no território da arquidiocese de Guarabira-PB;
·         “Rio Curimataú/PB: ocupação territorial e práticas de convivência com o semiárido”;
·         Dissidência e fragmentação dos movimentos sociais no campo e a nova territorialização do agronegócio canavieiro no estado da Paraíba;
·         Um passeio pela obra inédita de Carolina Maria de Jesus;
·         Leitura e escrita no ensino fundamental: teoria e ensino;
·         A Aula de Português como “espaço” de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de língua portuguesa: o licenciando pesquisador nas escolas básicas de Guarabira/PB;
·         Fenômeno Literário e Ecologia: um estudo da poesia ecológica de xexéu;
·         Mulheres do povo e mulheres da nobreza: estudo de personagens femininas no romance histórico contemporâneo português;
·         Literatura e identidade: os meandros da memória em teoria geral do esquecimento, de José Eduardo Agualusa;
·         Aspectos culturais de Moçambique e identidade de gênero em romances de paulina Chiziane;
·         Histórias do culto ao corpo no final do século XX;
·         Histórias do o amor e do ciúme na música brasileira das três últimas décadas do século XX;
·         Camaratua: tecendo memórias nas cordas do tempo;
·         Constituição de uma base de dados referente a arquivo de processos trabalhistas do trt-13 no campus III da UEPB (Areia, Sousa e Guarabira, 1987-2003);
·         Escrever à portuguesa: cultura epistolar e afetos na literatura (XVII);
·         Práticas pedagógicas na perspectiva da educação para as relações etnicorraciais em escolas da educação básica: Paraíba: 2003-2013;
·         Arautos do moderno: uma história cultural da imprensa na Paraíba (1900-1930);
·         Paraíba: mulheres, ditadura civil-militar e memórias Histórias do amor e do ciúme na música brasileira das três últimas décadas do século XX.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Técnicos administrativos se destacam no Enem e em vestibulares

Por Juliana Marques (Comunicóloga)


Libertação, amadurecimento, transformação, crescimento. São muitas as definições para algo que o educador brasileiro Anísio Teixeira afirma ser “o sentido da vida”: a Educação. Apontada como ferramenta de transformação do mundo, redenção dos problemas que atormentam a sociedade, a Educação também é o caminho encontrado por aqueles que querem realizar-se pessoal e profissionalmente, trilhando uma trajetória vitoriosa com base no esforço e mérito de conquistar uma vaga no sistema tradicional de ensino.

Recentemente, vários técnicos administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obtiveram êxito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em vestibulares de Instituições de Ensino Superior da Paraíba. É o caso do eletricista Marcelo Carvalho, aprovado em primeiro lugar para o Bacharelado em Arquivologia, no Vestibular da UEPB. O servidor, que possui curso técnico em eletrotécnica, lembra que a aprovação no Vestibular para ingresso num curso de graduação é um sonho antigo, que só foi possível atualmente após o ingresso na carreira pública e o incentivo da Instituição, que o permite conciliar o trabalho com os estudos.

Já o auxiliar de biblioteca do Câmpus de Patos, Antônio Wlices Benício, que obteve a primeira colocação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o curso de Computação da UEPB, no turno da noite, foi classificado na segunda chamada para a graduação em Direito da UFPB, diurno e ainda obteve a primeira colocação geral no Vestibular das Faculdades Integradas de Patos (FIP), no qual ele concorreu para uma vaga no curso de Sistemas de Informação. Tais conquistas são resultado de horas de estudo e dedicação do servidor, que buscou alcançar sua meta de se qualificar e obter a formação superior.

O mesmo ocorreu com o assistente administrativo da Pró-Reitoria de Graduação, Walmir Rodrigues, que ficou no segundo lugar geral no Vestibular 2014 da UEPB, sendo aprovado para o curso de História. O servidor afirma que não fez cursinho e aproveitou a bagagem de conhecimento que tinha para obter tal posição da seleção. “Eu já tinha cursado Arquitetura e História na UFPB há alguns anos e tinha vontade de voltar a cursar uma graduação na área de Ciências Humanas, que foi com a qual me identifiquei. Acho importante ter uma graduação e no futuro já penso em fazer mestrado. Não quero parar por aqui”, destaca.

No setor de trabalho do servidor, os colegas comemoraram a aprovação no Vestibular e apoiaram a iniciativa de Walmir em voltar a estudar. Também foi com alegria que os colegas da assistente administrativa do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBS), Maria Ellem Maciel, receberam a notícia da primeira colocação da servidora no Enem para o curso de Letras – Língua Portuguesa, na UFPB. A servidora, que já é graduada em Letras – Língua Inglesa e Direito, pela UFPB, além de cursar Mestrado em Literatura e Interculturalidade da UEPB, enxergou no curso uma possibilidade de complementação na formação em Literatura Brasileira, área com a qual se identifica e na qual pretende se especializar e seguir carreira acadêmica e profissional.

Ellem Maciel destaca que pretende se qualificar para, no futuro, seguir carreira docente. “Quero abrir a mente das pessoas, despertar um interesse que possa transformar a visão que elas têm da Literatura, e isso só será possível se eu tiver uma sólida formação na área. Na verdade, eu acredito que só através da Educação podemos mudar esse país e enfrentar os problemas que temos. Então, eu quero fazer parte disso”, refletiu.