segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Moda com recicláveis

Por Juliana Marques

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança”. O pensamento do paraibano Augusto dos Anjos reflete o que impulsiona o conterrâneo, Carlos Bruno Bento, aluno do ensino médio da Escola José Lins do Rêgo, a acreditar na concretização de um sonho que começou a tomar forma na tarde da última quarta-feira (4), nas dependências do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, com um desfile das peças criadas pelo estudante, que cultiva a esperança de se tornar um estilista renomado.

Desde criança, Carlos Bruno demonstra o talento e o interesse por moda, tendo criado diversos modelos e croquis inspirados em artistas do cenário pop nacional e internacional. Em uma das atividades escolares, as professoras perceberam o potencial do aluno e o apoiaram na idealização do desfile no qual o artista poderia expor sua obra para a comunidade.

“Quando realizamos o dia de conscientização do projeto ‘Coleta Seletiva e práticas de gestão ambiental’, convidamos Bruno para expor seu trabalho e percebemos que ele tinha um grande potencial. Então procuramos a melhor forma de ajudá-lo a realizar esse sonho e assim surgiu a ideia do desfile”, destacou a professora Ana Maria Góis.

O evento “Umbrella: a reciclagem faz a moda”, foi promovido com a perspectiva de mostrar o talento do estudante Carlos Bruno e a possibilidade de criação de peças de moda a partir do tecido de sombrinhas e guarda-chuvas, além de lacres de latinhas de bebida, garrafas pet, papel, metal, entre outros materiais recicláveis.

Ao todos foram 10 vestidos, todos idealizados por Carlos Bruno, que é autodidata, utilizando produtos recicláveis e com a perspectiva de agregar elementos modernos aos modelos clássicos. Para a confecção dos vestidos, o estudante, que não possui máquina de costura, contou com o auxílio de amigas para as costuras retas e fez todos os detalhes à mão.


O estudante conclui o ensino médio nesse ano de 2013 e sonha com uma bolsa de estudos para cursar moda e aprimorar as técnicas que utiliza na produção de peças do vestuário. Porém, independente disso, já é profissional elogiado e requisitado pelas colegas e comunidade local que o procuram com interesse em possuir uma de suas criações.